A docência... hoje.

     Todos são especialistas da educação! Nunca vi uma área onde houvesse tanta intervenção e tantos estudos, feitos por pessoas que pretensamente conhecem o ensino, apenas  porque fizeram ou fazem umas pesquisas ou investigações  - muitas das vezes por meia dúzia de aulas a que assistem no básico ou no secundário, por uns inquéritos que aplicam...- e pronto! aí temos nós mais um estudo sobre o ato de ensinar, sobre o que se deve ou não fazer na sala de aula para pormos aquelas cabecinhas a trabalhar e a produzir bons resultados!
     Não há classe mais dada a estudos "externos" que a dos professores! Todos opinam e receitam o medicamento certo para o sucesso do ensino em Portugal! E já andamos nisto há umas décadas! Resultados? Estão à vista.... Assim está o nosso ensino...feito num oito! Enfim, um caos. Apetece-me dizer que também eu tenho vontade de apresentar um estudo e uma teoria sobre o exercício médico em Portugal. Será que como paciente não tenho já muitas competências para me lançar nessa aventura? E porque não um estudo sobre a (ir)responsabilidade parental  dos portugueses?... Sou mãe, não me bastará para me lançar nesse desafio? E porque não?! Somos o país dos estudos, das comissões disto e daquilo, de investigações  e estudos no terreno, enfim, tudo se manipula de acordo com a "moda" do momento... Porque não começarmos a fazer um estudo sobre a inoperância do sistema judicial português? Do descontentamento dos portugueses no que concerne à justiça? Sobre a inoperância dos tribunais? Porque se insiste  em apregoar tanta coisa sobre o ensino, sobre os docentes, sobre as suas más ou boas práticas? Estamos assim tão mal? Mas nem sempre assim foi, pois aquilo a que se assiste é que andamos a reboque dos pretensos especialistas da educação, das ciências da educação, dos modelos que nos chegam lá de fora e, conclusão: estamos pior do que alguma vez estivemos. Afinal, vamos continuar a ser um "case study" nas mãos dos que às nossas custas e dos alunos brincam com um assunto tão sério? Há muitos muitos anos que alguém deveria ter levado a sério a educação e ter promovido um pacto de regime em relação ao assunto, mas é assim que, à custa de todos nós, se hipoteca o futuro.....
(Por hoje chega, vou descansar. Mas, feito o balanço, mais uma ação em que além de me arrefecerem os pés, também o ânimo arrefeceu.... a little more!).

Comentários

Postagens mais visitadas